Dicas para o autor:

1. Avaliação literária:
Feita por um profissional de literatura que após uma leitura cuidadosa, aponta incoerências na história, repetições de termos e idéias, uso incorreto da língua entre outras falhas. É um processo demorado e trabalhoso, mas importante para quem quer ter um resultado de alto nível.

2. Correção de ortografia e de sintaxe:
Mesmo quando um ltexto está bem escrito e organizado, é necessário que passe por uma revisão que corrija erros ortográficos e de sintaxe.

3. Composição e diagramação:
O livro, antes de ser impresso por uma gráfica, deve ser diagramado em programa próprio e editado de maneira que o formato final facilite a leitura. O diagramador distribui o seu texto pelas páginas do modo como irá ficar realmente no livro, numera, define as fontes para títulos, subtítulos, notas de rodapé e escaneia fotos, desenha gráficos e similares.

4. Ficha catalográfica:
A ficha catalográfica contém dados necessários para identificar um livro, tais como: autor, título, local e ano de publicação, editora. Inclui, ainda, os códigos de assunto CDU –  Classificação Decimal Universal e CDD – Classificação Decimal Dewey, e a notação do autor, informações utilizadas para catalogação da obra no acervo de uma biblioteca.

4 ISBN / Código de barras:
É um número internacional padronizado fornecido pela CLB (Câmara Brasileira do Livro) que define a edição em questão. É obrigatório para todo livro publicado. Pode ser solicitado por uma editora ou pelo próprio autor desde que ele se cadastre como editor (pessoa física) junto à Câmara Brasileira do Livro. Mais informações no site: https://servicos.cbl.org.br/isbn/

5. Capa:
Uma capa bem elaborada, com um lay-out harmônico e coerente com o assunto do livro atrai leitores.

6. Revisão de provas:
Um revisor lê a sua obra já diagramada, checando  inconsistências de tipologia, espaços a mais ou a menos, numeração, “caminhos de rato”, “viúvas”, “forcas” e similares problemas de paginação.

7. Impressão:
Hoje em dia é possível imprimir baixas tiragens de livros com boa qualidade, devido à variedade de tecnologias disponíveis. É importante avaliar a qualidade final e comparar os orçamentos oferecidos. Nem sempre o mais barato é a melhor opção.

8. Registro dos Direitos Autorais:
Feito através da Câmara Brasileira do Livro. Pode acontecer antes de publicado ou após a impressão dos exemplares. Mais informações no site https://servicos.cbl.org.br/registro/ .
Muitas editoras ao oferecer o serviço de publicação do livro requerem os direitos sobre a edição para venda e outras ainda com exclusividade. Impedindo o autor de vender os livros sem ser pela editora.

9. Distribuição:
O autor independente, que não conta com a distribuição de editoras comerciais, pode conseguir ampliar a venda através de livrarias que aceitem consignações, sites e editoras de livros eletrônicos que façam a venda virtual.

10. Divulgação:
Lançamentos, noites de autógrafos, encontros com o autor, são eventos típicos que ajudam o autor a tornar sua obra conhecida. Contudo estes eventos, se contarem com uma boa assessoria de imprensa, atingem um público ainda maior. Materiais de apoio como panfletos e marcadores de livros distribuídos nos locais adequados também podem ajudar na divulgação.